terça-feira, 30 de outubro de 2007

CONSEQÜÊNCIAS E MEDIDAS PREVENTIVAS DO EFEITO ESTUFA

Conseqüências

Elevação do nível dos mares provocada por: - dilatação térmica da massa de água oceânica. - degelo das calotas polares e geleiras.
Alterações climáticas em todo o planeta: -aumento de tempestades. -ondas de calor. -alterações no ciclo das chuvas.
Aumento da biomassa terrestre e oceânica provocada por: -aceleração da função clorofiliana. -aumento do teor de CO2 dissolvido nos oceanos, com aumento de organismos com exoesqueletos de carbonato de cálcio.
Modificações profundas na vegetação típica de cada região e altitude.
Aumento na incidência de doenças e proliferação de insetos nocivos ou vetores de doenças, o que poderá resultar em grandes alterações sociais.

Medidas preventivas

As seguintes medidas preventivas foram propostas na ECO-92 no Rio de Janeiro, no Japão (em 1997) e pelo Protocolo de Kyoto (em 2001):
diminuição da emissão de CO2, investindo em energias alternativas, renováveis, como a energia eólica, a solar, a biomassa, o hidrogênio. O hidrogênio tem sido considerado o combustível do futuro, pois é abundante na natureza e sua combustão é limpa, só produz água.
estabelecer responsabilidades comuns, como estabilizar o clima e o crescimento populacional, respeitando o direito soberano de cada país explorar seus recursos.
a falta de certeza científica na deve ser usada como motivo para adiar medidas preventivas e corretivas, de modo que estas permitam iniciar uma era em que o progresso e o crescimento econômico não estarão em conflito com a mecânica natural do clima.

Nenhum comentário: